Carta de Princípios

O Movimento Estudantil em defesa dos Estudantes!

Defender a Liberdade de Expressão
Um ambiente acadêmico democrático e saudável para produzir ciência de qualidade só é possível quando os estudantes não são censurados ou coagidos por grupos políticos dominantes.
Defender a pluralidade de ideias nos campi e na sociedade

O patrulhamento ideológico e as agressões físicas a estudantes que pensam diferente, como já vimos em momentos recentes e sombrios da nossa Universidade, devem ser veementemente combatidos.

Lutar contra a Doutrinação e Coerção Ideológica

Estudantes liberais e conservadores são constantemente hostilizados em nosso ambiente universitário por professores e colegas de classe que utilizam-se da plataforma para alavancar suas agendas políticas de maneira a suprimir violentamente divergências. Nesse sentido, a nossa atuação se pauta por criar um ambiente democrático.

Promover um ambiente seguro na Universidade

O Movimento Reação Universitária posiciona-se favoravelmente ao policiamento e efetivo de segurança especializado nos campi das Universidades, onde constantemente há arrombamentos de carros, estupros, assaltos, arrastões e toda sorte de ações criminosas.

Combater todas as formas de Crime e Discriminação

Um movimento estudantil comprometido com as Universidades não deve tolerar discriminação religiosa ou discurso de ódio contra a cor, religião, crença e orientação de quem quer que seja permitindo sempre o respeitoso e amplo debate.

Fomentar inovações para melhorar o ambiente universitário

Enquanto grupo estudantil defendemos projetos e parcerias privadas e setores diversos da sociedade brasileira afim de alcançar a educação de ponta que merecemos, sendo desprendidos das velhas amarras burocráticas que impedem o nosso desenvolvimento.

Valorizar a excelência acadêmica

Incentivar os estudantes e membros do grupo a participar em projetos de extensão, pesquisa, empresa júnior, atléticas e posicionar-se enquanto grupo em favor dos interesses de projetos e demandas que contribuem para a excelência acadêmica.

Fomentar os grupos independentes de estudo e pesquisa dentro dos Campi

Sabemos que muitas vezes os estudantes são reféns de panelinhas e grupos que barram a sua atuação por conta de suas convicções políticas, crenças e valores. É por isso que nos posicionamos em defesa da proliferação de grupos independentes.

Mantenha-se informado

Receba resumos semanais do que aconteceu no Reação Universitária diretamente no seu email

Ou nos acompanhe nas redes sociais