II Semana pela Liberdade

"O futuro não é o que tememos, é o que ousamos" - Carlos Lacerda

O evento

A semana pela Liberdade tem a finalidade de promover palestras, painéis e debates gratuitos protagonizados por expositores qualificados e capazes de apresentar perspectivas que ainda são pouco comuns no ambiente universitário.

Economia

Não há governo que administre melhor os recursos dos cidadãos do que os próprios trabalhadores. É por isso que a economia de mercado comprovou-se o meio mais eficiente de retirar pessoas da pobreza e servidão para levá-las a uma vida dotada de dignidade.

Cultura

A valorização da democracia e a garantia de liberdade dos indivíduos pressupõe, além de um estado limitado, às premissas de respeito e tolerância aos valores, à tradição e aos princípios que garantem sociedades estáveis e que se opõem ao radicalismo dos "revolucionários".

Política e Direito

Não há liberdade onde não há leis, sejam elas positivadas ou criadas no próprio seio da sociedade. O limiar entre liberdades individuais, economia, bem estar social e políticas do estado é o que gera conflitos entre as diversas correntes ideológicas. Tais impasses devem ser, então, solucionados através da política.

Convidados já confirmados

Luciana Lóssio

Luciana foi a primeira advogada na história do Tribunal a ocupar o cargo de Ministra do TSE em uma das duas cadeiras antes reservadas, exclusivamente, para juristas. Foi titular no Tribunal até Maio de 2017. É especialista em Direito Processual Civil, em Direito, Estado e Constituição, em Ordem Jurídica e Ministério Público e em Direito Eleitoral. 

Ricardo Caldas

Professor adjunto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, graduado em Economia e mestre em Ciência Política pela UnB. Além disso, é Ph.D. em Relações Internacionais pela University of Kent at Canterbury e Post Doc por Columbia e Harvard, tendo suas áreas de pesquisas voltadas para América Latina com interesses por Integração Regional, Políticas Públicas e Culturais.

Daniel Coelho

Deputado federal PSDB-PE. É formado em Administração pela UFPE e mestre na mesma área pela University of Bournemouth (Inglaterra). Atualmente ele é titular em diversas comissões na câmara e tem se destacado por seu perfil abertamente liberal. Sendo assim, vem posicionando-se contra os projetos de aumento do fundo partidário e tem defendido projetos que beneficiam pequenos empreendedores, aplicativos de transportes como o Uber etc.

Miguel Nagib

Advogado, ativista político, procurador do estado de São Paulo em Brasília e criador do projeto de lei Escola sem Partido.

Roberto Ellery

Economista, pesquisador e professor. Mestre em Economia pela FGV pela University of Pennsylvania. Doutor na mesma área pela UnB. Já foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas  nessa instituição.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Empresário, escritor e cientista político com mestrado pela Stanford University. Luiz é cofundador do Movimento Liberal Acorda Brasil e palestrará sobre questões que perpassam a temática de seu mais novo livro "Por que o Brasil é um País atrasado?".

Carlos Pio

Professor de Economia Política Internacional do IREL UnB e do Instituto Rio Branco, Mestre e Dr. em Ciência Política pelo IUPERJ é, também escritor. Foi presidente da Associação Alumni da Fullbright de 2005-07 e já desenvolveu diversas pesquisas em política internacional e desenvolvimento econômico, além de ter participado de programas da University of Oxford e California.

Felipe Azevedo Melo

Administrador formado pela Universidade de Brasília, diretor de formação de ensino do Instituto Conservador e do Movimento Reação Universitária, Coordenador-Geral do Instituto Monte Castelo. Felipe trabalha com Relações Governamentais e já escreveu para grandes portais de direita como Mídia sem Máscara.

Filipe G. Martins

Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, especialista em forecasting, análise de riscos e segurança internacional. Além disso, ele é professor de Política Internacional e escreve artigos para grandes portais como o Senso Incomum. No último ano, Filipe contrariou as previsões dos “especialistas” e da grande mídia acertando com precisão o resultado de 48 dos 50 estados norte-americanos durante o processo de eleição de Donald J. Trump.

Aninho Irachande

Professor e vice diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL), Dr. em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) com a tese sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente no MERCOSUL. Mestre em Relações Internacionais pelo IREL/UnB na área de Direito de Intervenção e Governança Global e Bacharel em Relações Internacionais pelo Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais.

Maurício Bugarin

Bugarin é bacharel e mestre em Matemática pela Universidade de Brasília, além de mestre e dr. em economia pela University of Illinois. De grande renome na academia, já foi premiado no Brasil e no exterior por seus artigos e estudos. Sua experiência na área de Economia é vasta, com ênfase em Teoria dos Jogos e suas aplicações à Economia do Setor Público, atuando em temas como Direito e Economia, desenho de mecanismos e economia da informação e dos incentivos.

Alexandre Aleluia

Vereador em Salvador, é bacharel em direito e líder de seu partido, Democratas, na Câmara municipal. Possui forte ativismo contra a esquerda na política local e foi responsável por barrar o título de “doutor honoris causa” do ex presidente Lula. É proponente do Escola sem Partido em Salvador e é cotado para ser um nome forte na direita política nacional nos próximos anos. Em 2016, participou de um evento do Acton Institute, think tank norte-americano, em que palestrou sobre o tema “Religião, Liberdade e Política”.

Programação

25 de Setembro às 18:00 no Auditório da Faculdade de Direito
Evento Participantes
Painel de Abertura: A Reforma Política Brasileira Dr. Ricardo Caldas; Ministra do TSE Luciana Lóssio e Deputado Federal Daniel Coelho
26 de Setembro às 18:30 no Auditório do BSA Norte
Evento Participantes
Situação orçamentária da UnB e possíveis soluções Dr. Roberto Ellery
A Trajetória do Escola sem Partido com o procurador e criador do projeto Miguel Nagib
27 de Setembro às 19:00 no Auditório do BSA Norte
Evento Participantes
Por que o Brasil é um país atrasado? Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança
28 de Setembro às 19:00 no Auditório do IPOL/IREL
Evento Participantes
O que tem acontecido na Venezuela? Um debate com especialistas de visões antagônicas Aninho Irachande e Carlos Pio
29 de Setembro às 15:00 no Auditório da Faculdade de Direito
Evento Participantes
Tentativas de Tomada do Poder no Brasil Felipe Azevedo Melo
A Revolução Brasileira Filipe G. Martins
Federalismo Fiscal e Teoria dos Jogos Mauricio Bugarin

Organização

Conheça os responsáveis pela viabilização do evento!

Movimento Reação Universitária

Think tank estudantil posicionado à direita do espectro político e que tem em sua base estudantes que se definem como conservatives e right-liberals. A atuação do MRU se dá pela formação de ensino, pela promoção de eventos e palestras, por disputas de espaços de representação e por ações pragmáticas que impactam o dia a dia dos estudantes.

Instituto Visamos

O Instituto Visamos é um grupo parceiro composto por profissionais experientes e preocupados com o destino do País. São apoiadores convictos da liberdade e decidiram agir diretamente sobre o meio empresarial, apoiando iniciativas do ramo e ações sociais valorosas.

Apoio

Conheça nossos parceiros!

Clube On Liberty

Grupo composto por estudantes liberais e libertários. O On Liberty é a filial do Students for Liberty (maior rede de estudantes liberais do mundo) no Distrito Federal. Será o grupo responsável pela emissão dos certificados de horas complementares.

Contra

Empresa de camisetas fabricadas artesanalmente e focada na moda de contracultura. Disponibilizou peças para que sejam vendidas rifas que ajudarão a custear o maior evento estudantil do centro-oeste em defesa da liberdade.

Code Farm

Empresa de sites, aplicativos e sistemas empresariais  responsável pela excelente plataforma oferecida ao Movimento Reação Universitária.

Mantenha-se informado

Receba resumos semanais do que aconteceu no Reação Universitária diretamente no seu email

Ou nos acompanhe nas redes sociais